quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

As 25 negras mais influentes da internet

Criar uma lista com as 25 negras mais influentes da internet brasileira é uma tarefa prazerosa porém árdua. O motivo é simples, somos muitas e extremamente competentes naquilo que fazemos, beijo no ombro. É como se cada nome representasse na verdade outras 50 mulheres. É por isso que diremos de antemão que muita gente ficou de fora por falta de espaço, claro. Não pretendemos que esse encargo seja definitivo apesar de todo esforço para que fosse representativo.
O critério influência foi o mais importante a ser considerado, mas não somente. Quanto à audiência, pra gente tamanho não foi documento. Melhor falar para pouca gente, mas falar para as pessoas certas. Também procuramos levar em conta a ausência de marcadores como machismo, transfobia, homofobia, gordofobia, classismo, entre outras manifestações. Outro detalhe que não pode ser esquecido: os nomes foram dispostos em ordem aleatória, porque do 1 ao 25 só tem fera.


1) LUH SOUZA
historia preta
A página História Preta Fatos e Fotos é uma inspiração, por sua qualidade e singularidade. Apresenta conteúdo extremamente bem construído e diversificado, cobrindo tanto o Brasil como outros países. Perguntamos para a autora, Luh Souza, como tudo aconteceu: “Eu só aprendi sobre escravidão na escola, não sabia sobre Reis e Rainhas africanos, nem sabia de outras contribuições de nosso povo em outras tantas para além do trabalho gratuito. Quis então, pesquisar algo para meus alunos que mudasse o olhar deles sobre nosso povo, sobretudo as crianças pretas.” Seu alunos agradecem. Nós também!

2) JAQUELINE GOMES DE JESUS
Jaqueline Gomes de Jesus
Jaqueline Gomes de Jesus é uma mulher e intelectual poderosa. E justamente por isso inspira (e influencia) os que a acompanham sem o menor esforço. Ocupou o cargo de assessora de diversidade e apoio aos cotistas e coordenadora do Centro de Convivência Negra da UNB. É doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília. Pesquisadora do Laboratório de Trabalho, Diversidade e Identidade do Instituto de Psicologia da UnB. Nesse exato momento está envolvida em seu pós-doc. Acompanhe seu perfil no facebook e seu blog para ficar sabendo o que acontece na academia (e fora dela) quando o assunto é identidade, gênero, orientação sexual e raça/etnia.

3) FERNNANDAH OLIVEIRA
criloura
Você conhece a Fernnandah Oliveira pelo nome de Criloura. Ela é uma das principais referências quando o assunto é mulher negra e beleza. Atua em diversas frentes, inclusive como vlogger. Fala com desenvoltura sobre os produtos da estação e empoderamento, tudo de um jeitinho muito direto e com linguagem bastante acessível. Conteúdo com conteúdo, na medida certa.

4) PRETAS CANDANGAS
pretas candangas
As Pretas Candangas se descrevem em seu blog como um coletivo de mulheres negras do DF. O que elas “esqueceram” de dizer é que são responsáveis pelo Festival da Mulher Afro Latino Americana e Caribenha que envolve ações de formação, capacitação, afro-empreendedorismo, economia critiva, cultura e comunicação, a discussão e proposição de políticas públicas para mulheres negras. Anotem - Ana Flávia Magalhães PintoDaniela Luciana SilvaRaíssa GomesUila Gabriela CardosoJuliana Cézar NunesJaqueline Fernandes, Cecíliza Bezerra e Paula Balduíno.

5) CARLA FERREIRA
carla ferreira
Carla Ferreira é dessas pessoas que multiplica o pão. Ou melhor, o conhecimento. Começou querendo ficar crespa, acompanhando de perto o trabalho das Meninas Black Power. Hoje é ela quem inspira outras mulheres através do Indiretas Crespas. Um de seus superpoderes é falar o mesmo idioma de seu público.

6) SILVIA NASCIMENTO
silvia nascimento
Silvia Nascimento é uma das pioneiras. O portal Mundo Negro aconteceu pela primeira vez em 2001 (e ficou no ar até 2005, quando já era referência). Voltou a ser publicado em 2011 e está fazendo bonito. Foi ela quem deu o furo do caso Pão de Açúcar, onde havia uma estátua de uma criança negra acorrentada, fazendo a discussão ganhar toda a rede. Sua especialidade é o texto jornalístico.

7) MONIQUE EVELLE
monique evelle
Monique Evelle é uma jovem sonhadora… Que faz acontecer. Especialista em Direitos Humanos, Protagonismo Infanto-juvenil e mobilização de pessoas, é a criadora do Desabafo Social. O projeto que começou com “desejo de transformar a realidade” hoje é uma rede com colaboradores em diversos estados e conta com diversas iniciativas.

8) ELIANE OLIVEIRA
eliane oliveira
Eliane Oliveira chegou chegando no Blogueiras Negras. É dela um de nossos textos mais preta power, o Tirem suas mãos de nossos símbolos de luta. A importância desse texto, além de sua qualidade, foi o de antecipar o uso do turbante pela atriz Fernanda Lima. Se você leu  e não entendeu nada, leia novamente e veja a imagem. E se mesmo assim aninda ficar uma pontinha de dúvidas, visite o nosso tumblr para ver como a branquitude reagiu ao texto.

9) MARIA RITA CASAGRANDE
maria rita
Maria Rita Casagrande é uma mulher que soma. Seus super poderes incluem a escrita alimentada pela vida, sagacidade e delicadeza. Quem ajuda a criar uma lista não pode estar nela mas nesse caso nós precisamos abrir uma excessão. Porque essa moça já fazia barulho bem antes de ser facilitadora por aqui. Basta visitar o True Love, projeto referência sobre cultura lésbica com sua assinatura, para entender porque.

10) LEILA NEGALAISE NZ
Fotos: Valéria Martius - TCC PPFotos: Valéria Martius – TCC PP
Leila Negalaize Nz é jornalista com DRT sem diploma, ativista afrolésfeminista e blogueira de mão cheia. É também escritora, tendo sido premiada pela iniciativa Prêmio Mulheres Negras Contam sua História. Fique de olho em suas notas de facebook.

11) ALÊ MATTOS
ale mattos
Alê Mattos é uma das principais referências quando o assunto é mulher negra na internet. Ela é mestra na arte do selfie. Seu perfil no facebook é informativo, acessível e muito espontâneo. Porque essa mulher vai direto ao ponto, sem rodeios ou papas na língua. Você vai saber quando ela está feliz e quando ela está com raiva e acredite, não vai querer entrar num debate com ela a menos que esteja realmente preparado. A preta também assina o projeto Preta e Gorda, onde reúne seus textos e o de convidados.

12) MARA GOMES
mara gomes
Mara Gomes é dessas para quem a zueira não tem limites. É uma feminista em pele de cordeiro, seu trabalho coloca a mulher periférica no centro das preocupações. A moça é blogueira negra e assina a página A mulher negra e o feminismo que dá voz a milhares de mulheres negras e suas inquitações, além de publicar relatos de episódios racistas. Em um de suas postagens mais recentes, uma de suas leitoras denuncia o comentário racista de Ana Maria Braga para com Cacau Protásio.

13) SUELI FELIZIANI
sueli feliz
Sueli Feliziani é dessas que vai colocar o dedo na ferida. Um dos seus superpoderes é fazer que, ao final de uma discussão, os oponentes queiram lhe pagar uma cerveja. Entre suas especialidades estão a não-monogamia, o feminismo e o ateísmo. É, segundo ela mesma, “libertária, antirrótulos, anarcoprófelicidade, autárquica pela própria natureza”. Inteligente e mordaz, ela é muito mais que uma inspiração. A gente sabe que ela não gosta de rótulos, mas a gente precisa dizer – é diva. Na vida e na Revista Geni.

14) REBECA BRITO, ANNANDA BAPTISTA, LAÍS BRAZ, MICHELE VERÍSSIMO
rebeca brito
Rebeca Brito é a fundadora do blog Negras no altarescrito a 8 mãos com Annanda BaptistaLaís Braz e  Michelle Veríssimo. O grupo administra uma página no faccebok e dão visibilidade à mulher negra num nicho de mercado que é praticamente um território a ser conquistado. Não estamos falando apenas de negócios, afinal é a mulher negra quem menos se casa numa sociedade machista. Militância linda de ser, ainda assim, militãncia.

15) BIANCA CARDOSO
bianca cardoso
É um feminista high profile de low profile. No seu perfil no facebook você vai se divertir enquanto se informa. Com muita sorte será agraciada com um lindo gif animado no dia do seu aniversário, já que a moça é especialista no assunto. Mas não se engane. Esse rostinho angelical não se curva à sororidade e é uma das mentes responsáveis por um dos coletivos feministas mais bem sucedidos da internet brazuca, o Blogueiras Feministas.  Visite também seu site pessoal e se perca nas hilárias sextas de nova.

16) JUREMA WERNECK
jurema werneck
Jurema Werneck é médica e, depois de denunciar a esterilização em massa de mulheres negras, promoveu a criação da Criola, organização voltada para o fortalecimento – ou empowerment, conceito desenvolvido no interior do feminismo – de mulheres, adolescentes e meninas negras. O crescimento do seu trabalho, sediado no Rio de Janeiro RJ, deu origem à atuação em vários campos: direitos humanos, auto-estima, profissionalização e geração de renda, informação e reflexão, além de saúde e auto-cuidado. Jurema também foi premiada no Mulheres Negras contam sua estória. Perfil imprescindível na luta contra o racismo.

17) CIDINHA DA SILVA
cidinha da silva
Cidinha da Silva é um dos principais exus da blogosfera feminina, não por acaso seu blog tem acessos simplesmente estratosféricos. A receita é simples, regularidade e qualidade ímpares. Além de prosadora de mãe cheia, ela também integra a Representação Regional da Fundação Palmares em São Paulo. Esse ano ela também nos presenteou com Racismo no Brasil e Afetos correlatos. Definitivamente uma referência poderosa, dentro e fora da internet.

18) COMUNICADORAS NEGRAS
mara vidal juliana gonçalves
Qual a relação entre as políticas de comunicação, as mulheres negras e a III CONAPIR? Como estimular uma agenda de promoção e igualdade racial para mulheres nos meios de comunicação brasileiros? Para garantir respostas para estas e outras várias perguntas, a época do evento surgiu o coletivo Comunicadoras Negras. Formado por escritoras negras, jornalistas e midia-livristas de todo o país aqui representadas por Juliana Gonçalves e Mara Vidal que aparecem na foto bonita. Suas atividades estrapolaram a cobertura da III CONAPIR e elas seguem brilhando na sua fanpage.

19) JÉSSICA IPÓLITO
jessica ipolito
Ver Jessica Ipólito falar é como estar diante da própria deusa do trovão, nada a intimida, nada tem mais poder. Ela é dona de alguns dos textos mais empoderadores da web brasileira. Mulher, negra, lésbica e gorda ela fala sobre lesbianidade, sexualidade, feminismo e bodypositve em seu blog Gorda e Sapatão, referência definitiva sobre autoaceitação. Suas atividades não se limitam a internet, militante feminista é facil encontra-la lutando pelos direitos das pessoas mais invisibilizadas em nossa sociedade.

20) MENINAS BLACK POWER
Meninas Black Power
O nome explica tudo. É um coletivo, todas usam black e são power. Uma de suas últimas façanhas foi de falar, com muita mestria, sobre a luta antirracista em cadeia nacional. Ou seja, esse grupo é desses que pega um limão e faz uma torta. Ou duas. Por isso são uma página referência no facebook um blog de sucesso. Parabéns Élida AquinoArielly Coutinho, Bruna Cruz, Lais ReverteDaniela MirandaSuzana CarvalhoKarina VieiraRenata MoraisFabíola OliveiraTainá AlmeidaLuana de BritoMary MarquesMari BarrosThaís NadiLoana Novaes,Ingrid da MattaCintia MasaKelly MelchiadesMichelle FernandesMara AssunçãoJessyca LirisJaciana MelquiadesTwylla FerrazNatália ReginaJuliana Barauna e Jana Guinond.

21) FERNANDA SOUSA
fernanda sousa
Fernanda Sousa é uma jovem cheia de energia. Acompanhar seu perfil no facebook é indispensável, mesmo sendo possível encontrá-la também no Núcleo de Consciência da USP, onde estuda Letras e colabora com uma igualmente jovem e influente turma de estudantes negros que estão fazendo muito barulho. Ela também é responsável pela Afroteca, um blog que tem como objetivo enegrecer o conhecimento. Por aqui ela assinou um dos textos mais importantes do ano.

22) ANA MARIA GONÇALVES
ana maria gonçalves
Ana Maria Gonçalves, uma de nossas maiores escritoras,  passou um tempo fora da internet. Até pouco tempo a única maneira de você encontrar a autora de Um defeito de cor era através de seu email ou mais recentemente por aqui no Blogueiras Negras. Toda vez que ela aparece tenha certeza de que vai arrasar o quarteirão. Agora, para nossa alegria, ela tem uma página do facebook. Será que tem livro novo no forno? Multiplica senhor!

23)DJAMILA RIBEIRO 
djamila ribeiro
Djamila Ribeiro é mãe de uma jovem goleira cheia de opinião. É também pesquisadora, mestranda em filosofia na Unifesp, onde foi responsável pela criação do Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Gênero, Raça e Sexualidades. Mas não se engane, além de ser umaapesar de estar na academia, reconhece e defende a militância fora dela inspirando ouras feministas a contribuir com o debate. Pra nossa alegria, ela também é autora do Blogueiras Negras.

24) EVELYN QUEIRÓZ
1483118_541960282557942_2056233183_n
Evelyn Queiróz, que criou o pseudônimo Negahamburger, nome de seu projeto, faz ilustrações e intervenções urbanas através do graffitti, e em 2013 resolveu lançar o Projeto Beleza Real, ou Projeto Beleza Real Negahamburger, através do qual tentou arrecadar fundos para a publicação de um livro com suas ilustrações, que abordam a questão das mulheres com seus corpos e autoestima, realizando uma arte política pautada na reivindicação de uma sociedade em que mulheres aprendam a amarem e aceitarem seus corpos e diferentes belezas. As ilustrações de Evelyn são publicadas em sua fanpage no facebook , e em seu blog , podemos conhecer melhor sua arte e seus projetos.

25) MISS MOURA
miss moura
Miss Moura se descreve como Social Media Story Teller. Mas ela é muito mais que isso. Simplesmente referência de cultura digital, simples assim. Ela é professora de cursos de MBA e Pós-graduação em Marketing Digital e trabalha numa das principais agências de publicidade do país.

Pra não dizer que não falei de Flores

Como dissemos antes, a lista é imensa e inspiração e referência web não estão apenas no Brasil. Segue uma lista de grandes mulheres negras que vem causando na web ao redor do mundo.
1 ) WHITNEY WHITE
Você não conhece a Whitney, mas certamente sabe quem é Naptural 85. Tudo começou quando seu então namorado, brasileiro, falou sobre deixar o cabelo ao natural. Nascia então uma das maiores vlogueiras sobre o assunto. Seus superpoderes são a regularidade, a qualidade e a criatividade de seus vídeos. Referência mundial.

2 ) CHESCA LEIGH
Franchesca Ramsey ou Chesca, para quem acomapnha seu trabalho, é uma mulher negra que atua em diversas frentes. É designer mas também é ativista, comediante e vlogueira. Ganhou muitos seguidores (e haters) após fazer um vídeo whiteface sobre o quê mulheres brancas falam. Recentemente foi mencionada na página de Beyonce no facebook. É também referência quando o assunto são cabelos naturais, dredados.

3 ) ISSA RAE
Issa Rae é empreendedora, diretora, produtora, atriz e vlogueira norte-americana. Ganhou notoriedade após colocar no ar via patrocínio público a websérie The Mis-Adventures of Awkward Black Girl, na qual interpretava a hilária (e desajustada) J. A ampla maioria do casting era de negros. Seu maior superpoder é a criatividade.

4) MIKKI KENDAL
A hashtag #SolidarityIsForWhiteWomen (#SolidariedadeÉParaMulheresBrancas)está causando e sensibilizando no Twitter sobre a experiência da discriminação racial no movimento feminista.
“No centro de tudo isso está  Mikki Kendal , que criou a hashtag em resposta a um discurso do auto-proclamado ‘homem feminista’, Hugo Schwyzer.
Schwyzer afirmou no Twitter que ele tinha sido particularmente terrível com mulheres negras. Uma guerra começou nas mídias sociais, em que as mulheres negras questionaram a ausência de suas pautas no feminismo mainstream, reivindicação esta que foi muito mal recebida já que desde então ela tem sido acusada de querer dividir o movimento.

5) TRUDY
Trudy é jamaicana, crítica social e fotógrafa e escreve no Gradient Lair, blog que fala de mulheres negras e a relação do mundo com as mesmas, abordando racismo, gênero e interseccionalidade em temas como política, artes e cultura pop em geral. Trudy também escreve suas opiniões no seu twitter , onde dialoga com muitas outras feministas negras.

6) PATRICE GRELL YURSIK

Hoje em dia parece que todo mundo está blogando sobre cabelos naturais, mas não era o que acontecia em 2006 quando Patrice Yursik  criou o site afrobella.com . Ela acumulou uma comunidade muito fiel desde o lançamento do site e vem bombando até hoje com assuntos em torno de suas experiências, conselhos e dicas. Ah, e mais uma coisa. Quantas blogueiras você conhece que podem fazer com que a MAC Cosmetics produza um batom a partir das suas idéias? Bom, ela fez!

7 ) KIMBERLY N. FOSTER
Kimberly N. Foster é a criadora e editora-chefe do For Harriet, uma comunidade on-line para as mulheres Afro descendentes. O objetivo do blog/comunidade é encorajar as mulheres, através da contação de histórias, do jornalismo, de um dialogo franco e motivador sobre a beleza e a complexidade da feminilidade negra.  Ela criou o blog depois que percebeu a carência de meios de comunicação voltados especificamente para a vida política e social das mulheres. Ela também pode ser encontrada no twitter .

8) KIMBERLY BRYANT
Kimberly Bryant é a criadora do Black Girls Code , uma organização sem fins lucrativos dedicada a educar mulheres afro-americanas em tecnologia. São meninas de 7 a 17 anos aprendendo sobre programação de computadores, codificação, e todo o necessário para aprender a construir sites, robôs e aplicações móveis. A ideia surgiu da observação de que só os EUA possuem 1,4 milhões de vagas de trabalho na área de computação, desta forma parece bem interessante que as pessoas tenham esta janela de oportunidade.

9) MINNA SALAMI
Minna Salami é o fundadora do MsAfropolitan , um blog multi-premiado que fala sobre a sociedade contemporânea da África e da Diáspora e a cultura a partir de uma perspectiva feminista. Minna é membro da Duke University Corporate Education Global Learning Resource Network . Ela também é colaboradora do Guardian African Network , uma rede de blogs e sites sobre as noticias da Africa mantido pela pelo The Guardian (Reino Unido) . As suas principais áreas de especialização incluem uma extensa pesquisa e escrita sobre as questões de gênero na sociedade Africana; mídia e cultura popular em um contexto Africano, palestras universitárias, e ainda ministra workshops e master classes.

10) ORY OKOLLON
Ory Okollon é queniana, advogada, ativista e blogueira. Atualmente ela ocupa o cargo de Diretora de Investimentos na Omidyar Network, depois de ter passado pelo Google Africa como Gerente de Politicas. Ory é criadora do Ushahidi que funciona como uma central que permite quepessoas comuns, jornalistas e testemunhas oculares em todo o mundo relatem incidentes de violência através da web, e-mail móvel, SMS e Twitter.
FAIXA BÔNUS, AZIE DUNGEY
azie dungey
E pra fechar, como Hors Concours… Azie Mira Dungey, a atriz, roteirista e produtora que você conhece como Lizzie Mae, escrava pessoal  de George Washington e Martha Dandridge Custis na Casa Branca. Sua webserie tem influência simplesmente estratosférica, alcançando mais de 47 mil seguidores. Nesse trabalho todos os detalhes são geniais mas destacamos o aviso antes de cada episódio – “os nomes foram trocados para proteger a culpa”. Definitivamente representa a todas nós.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mulheres Pretas

    Conversar com a atriz Ruth de Souza era como viver a ancestralidade. Sinto o mesmo com Zezé Motta. Sua fala, imortalizada no filme “Xica...